Contador de acesso
Lema: Nascemos para pescar mas somos obrigados a trabalhar!

domingo, 30 de maio de 2010

Dicas para pescar Tucunaré

O tucunaré procura sempre um lugar para se ocultar e ficar na defesa de sua prole ou à espera de um peixe menor que serva como sua presa. Sendo assim, troncos caídos, copa de árvores submersas, pedras e vegetação que conhecemos como "tranqueiras" são pontos de início para a procura destes peixes. Mas sempre é importante ressaltar que na natureza nada á previsível, portanto se você estiver embarcado, trabalhando sua isca artificial em direção às "tranqueiras" das margens, arrisque de vez em quando virar sua mira e pinchar na represa limpa. Há grandes chances de travar um grande tucunaré azul que esteja em águas mais profundas. As estruturas citadas acima são encontradas em braços de represa, grotas, canais, áreas próximo à ilhas, barrancos, ou seja, lugares abrigados de vento e que não deixam a água mexida, facilitando o andar do barco e o trabalho das iscas artificiais.

TÉCNICA DO 8 (OITO) - quando o tucunaré persegue a isca até a borda do barco, recomenda-se que o pescador solte a fricção da linha e execute o movimento de um oito com a isca dentro da água - se o bicho ferrar, prepare-se para a correria!!!

Existe uma preferência de se segurar o tucunaré pela boca. Em Goiás, a raladinha no dedão é a marca registrada do pescador de tucuna. Recomenda-se fazer isso quando estiver usando moscas; com iscas artificiais, nem pensar. Pode ser que prenda a isca em sua mão.


sábado, 29 de maio de 2010

Amarrando o Líder em Linha de Multifilamento



O líder é uma linha mais resistente, atada à linha principal da carretilha ou molinete. Ele defende a linha do contato com as estruturas de paus, pedras, vegetações, e dá mais resistência ao contato com a serrilha de dentes que algumas espécies possuem.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Buzzbait: a isca mariposa surpreende na pesca ao tucunaré e prova o gosto excêntrico do bocudo

 Se iscas de hélice lembram um inseto, ela é uma mariposa. Escandalosa, difícil de enroscar e... funciona bem com o tucunaré!

Por Roald Andretta
Da Revista Pesca Esportiva

Ela é bastante semelhante ao spinnerbait. Só que, em vez das colheres metálicas, a buzzbait tem uma grande hélice em forma de delta. O seu formato mantém o anzol virado para cima livrando-a da maioria dos enroscos. Esta característica, aliada ao seu forte ruído, a faz ideal para resgatar os peixes escondidos na vegetação mais fechada.

Minhas experiências com esta isca sempre renderam belas traíras e até bons bass. O desafio, no entanto, era sua eficiência com o tucunaré. Foi então que encontrei a situação ideal. As águas da represa estavam subindo e invadiam o pasto com vegetação crescida. O barulho dos ataques denunciava tucunarés além do alcance da iscas tradicionais.

No primeiro instante, tentei atrair os peixes para águas abertas com iscas sem garatéias. A conhecida tática não funcionou desta vez. As investidas aconteceram, mas o peixe não estava ativo o suficiente para seguir as iscas. Entre a vegetação alagada, havia pequenas brechas onde alguns centímetros serviriam de raia para a "mariposa" nadar. Era a chance que eu esperava.

Hora de inovar
Tive de revirar a caixa de pesca para achar uma buzzbait escondida. O modelo colorido combinava com o gosto excêntrico do tucunaré. Isquei numa vara de ação rápida e deixei o conjunto pronto para ser acionado assim que o próximo peixe aparecesse. Continuei com os arremessos da jumping bait sem garatéias até que o próximo peixe deu sinal.

Foi então que arranquei a isca do local e arremessei a buzzbait. Ela caiu sobre a vegetação e foi recolhida até o "ploc-ploc-ploc" da hélice percorrer o primeiro buraco disponível com pouco mais de 50cm de diâmetro livre. Nem foi necessário a "mariposa" deslizar por todo o vão para o tucuna atacar. Era um belo azul.

Com o bote certeiro, a fisgada foi fácil e o anzol único facilitou a disputa. Ela evitou que o peixe se prendesse à vegetação próxima. Logo o tucunaré já estava brigando em água limpa, livre de enroscos. Estava traçada a nova estratégia que ainda rendeu boas fisgadas durante essa pescaria.

Obviamente as condições devem estar propícias para uma boa produtividade desta isca, mas a partir de agora a buzzbait passará a ter local definitivo na minha caixa de pesca ao tucunaré. A descoberta, tenho certeza, será muito útil.

Faça a coisa certa
  • Para tirar o máximo proveito no uso das buzzbaits, use varas de ação rápida com linhas multifilamento. Assim as fisgadas ficam fáceis, mesmo com a vara alta, posição ideal para o recolhimento dessa isca
  • Como toda a linha fica fora da água, não é necessário o uso de líder transparente monofilamento
  • Os recolhimentos podem ser lentos e contínuos, porém sempre com velocidade mínima necessária para manter a isca na superfície
  • Evite uso de snaps, exceto se a buzzbait tiver "olho" fechado, que não permita à presilha correr pelo arame formador do corpo da isca

terça-feira, 18 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O biólogo Jeremy Wade segura o peixe Tigre Golias em Rio da África

Imagens de um documentário de TV mostram o biólogo Jeremy Wade com um peixe tigre golias (Hydrocynus goliath) com mais de 36 kg encontrado no rio Congo, na África. No documentário River Monsters, produzido pelo Animal Planet, o animal parece falso, mas é real e chama a atenção pelos longos e afiados dentes mostrados pelo aventureiro. As informações são do Live Science.
De acordo com a reportagem, peixes mortais, como as piranhas, são muito retratados em documentários e filmes de cinema. Mas a produção mostra outros animais que são encontrados no rio e que normalmente não são vistos por quem está em suas águas.
Dois dos animais mais mortais da África costumam se esconder nas águas turvas de seus rios: os crocodilos e os hipopótamos, ambos responsáveis por centenas de mortes todos os anos.
Por outro lado, a reportagem afirma que apesar do aspecto, o peixe tigre golias não é tão monstruoso assim e, quando pescado, briga tanto quanto uma grande truta.

terça-feira, 4 de maio de 2010

RIO ITAPARA - OS MAIORES TUCUNARÉS AÇUS DO MUNDO


OLÁ AMIGOS PESCADORES


QUE TAL DESAFIA-LOS NA COMPANHIA DE JOHNNY HOFFMANN, ONDE VOCÊ RECEBERÁ TODA A ASSESSORIA DESTE PROFISSIONAL PARA QUE SUA SONHADA PESCARIA DE TUCUNARÉS AÇUS SE TORNE REALIDADE.
TEMOS 10 VAGAS PARA A TEMPORADA 2010, DE 15 A 21 DE DEZEMBRO, DATA ESPECIAL, QUANDO OS PEIXES AINDA NÃO SOFRERAM MUITO COM A PRESSÃO DE PESCA E NÃO ESTÃO NADA SELETIVOS ATACANDO PRINCIPALMENTE AS ISCAS DE SUPERFÍCIE.
Contato: 
Escritório em Manaus:    +55 (92)3236-9740
Escritório em São Paulo: +55 (11)4827-4204
 Site:         http://www.itapara.com.br/