Contador de acesso
Lema: Nascemos para pescar mas somos obrigados a trabalhar!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Echo (Garmin)


Líder global em navegação por satélite, a Garmin apresenta a Echo, sua nova linha de fishfinders. São seis novos modelos que trazem um novo padrão de qualidade e facilidade de uso para pescadores.

Todos possuem a nova tecnologia Garmin ID-HD, que rastreia alvos proporcionando um enorme nível de detalhamento dos contornos de peixes e do fundo. Os novos aparelhos incluem um suporte para montar em hastes de motores de popa e um suporte de rápida remoção, capaz de inclinar e girar.

Disponíveis nas versões Echo 100, 150, 200, 300c, 500c e 550c com telas de 4’’ e 5’’.

Preço sugerido: sob consulta.
www.garmin.com/br
Fonte: Revista Pesca Esportiva

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Garatéias - Dica Importante !

Na pescaria deste fim de semana me deparei com uma situação de deixar qualquer pescador meio frustrado. Colocamos nossos caiaques na água e começamos a trabalhar as iscas artificiais jogando da margem para o meio da represa. No terceiro arremesso, entrou um tucunaré mais ou menos de uns 3 kg com um cupim maravilhoso. Mas assim que chegou perto do caiaque a isca escapuliu de sua boca gigante. Não achei tão ruim, pois todo peixe que pegamos nós soltamos e também tínhamos acabado de chegar. Daí passou um tempinho, outro moleque bate de uma forma anormal em minha isca e viaja rumo ao fundo da represa, logo para de correr e vem a superfície ficando por cima d água descansando. Chamei o Marcio para ver, assim que olhamos para o peixe novamente a isca soltou de sua boca sem ele fazer nada. O peixe saiu nadando devagarzinho para o fundo da represa. Não estava acreditando que tinha perdido outro peixe.
Bom resumindo a pescaria: Perdi no dia, seis peixes com mais de 2 a 3 Kg cada um. Todos chegavam perto do barco e escapuliam sem nem se debaterem. O Marcio quase morria de rir, e ainda falava que eu era azarado!


Analisando os fatos cheguei à conclusão que o problema era as garatéias de minha isca artificial. Como a isca já tinha mais ou menos um ano de uso, percebi que tinha perdido a afiação dos anzóis das garatéias. A culpa disso se da por a isca ficar balançando muito dentro da caixa com outras iscas sem proteção nas garatéias, ou quando estamos pescando engastalhamos a isca em paus e pedras e também até por ser uma isca que já tenha pegado vários peixes, ela acaba tendo um desgaste natural.
Portanto, fica ai uma dica do Tucuna Friend´s. Antes de entrar na água, cheque suas iscas e leve sempre com você, garatéias sobressalentes.
Um abraço a todos!
Lucas Eduardo Vilela - Tucuna Friend

Pesca de Caiaque - Fazenda Calixbento 12.02.2011


                        











                        















Fazenda Xapetuba







sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A edição 160 da revista Pesca Esportiva já está nas bancas!

Tem muito tempo que acompanhamos as matérias desta revista.
A dica deste mês aos amantes por pesca esportiva e a edição 160.
Nós do Tucuna Friend´s assinamos em baixo.
Um abraço a todos!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Motores Elétricos - Dicas Iniciais

Fonte: Fórum Tucunazul
Postado por: Sgambatti

1 - Como escolher um motor elétrico na hora da compra?
Várias perguntas devem ser respondidas:
-Onde será usado o motor : água salgada ou doce?
-Motor marinizado ou não?
-Qual a embarcação e motor de Popa ?
Motores manuais de fixação “Transon” ( cavalete de fixação nas bordas da embarcação ou no espelho de popa), ou mesmo de fixação de “Suportes ow” ( aqueles que normalmente acompanham os motores de pedal a cabo mecânico). E por falar em motores a pedal, nesta família encontramos aqueles de pedal eletrônico com ou sem fio (wireless) e aqueles de pedal a cabo mecânico.
A potência do motor obviamente está diretamente relacionada ao tamanho da embarcação. Para não cometer um equívoco, procure um serviço autorizado pelo menos para se informar corretamente.... infelizmente há muita interpretação equivocada quanto à escolha mais apropriada em função dos detalhes acima expostos.

2 - Posso usar o motor elétrico em qualquer situação de pesca?
Sim... O Motor Elétrico ajuda em qualquer situação de pesca salvo a de
barranco, onde não teria a menor utilidade kkkkkkkkk

3 - Posso por o motor elétrico na água salgada?
Antigamente (20 anos atrás) só haviam os motores para água doce, porém
a partir da década de 90 , surgiram os modelos marinizados, que são os mais indicados para uso em água salgada, pois normalmente possuem pintura especial além de outros detalhes como fiação com cobre estanhado, conexões protegidas, placas seladas, etc...

4 - O motor elétrico substitui o remo?
Costumamos chamar o motor elétrico por “ Remo Eletrônico “, e acredito que NENHUM Bom remador supera um motor elétrico bem adequado à embarcação.

5 - Posso usar bateria automotiva para alimentar meu motor elétrico?
Sim. O problema é que a Bateria, por não ser apropriada para esta finalidade, terá sua vida útil bastante reduzida, além do fato de termos de usar uma Bateria maior
para garantirmos nosso dia de pescaria. Explicando melhor: para o mesmo motor elétrico, se utilizarmos duas Baterias de mesma Amperagem porém de aplicações distintas (automotiva e ciclo profundo), a segunda nos permitirá maior tempo de uso do motor.

6 - Qual o tipo de bateria ideal para motores elétricos?
As chamadas de Ciclo Profundo, cuja filosofia de construção leva em conta o fato de fornecer uma energia média por um tempo longo, diferente das automotivas, que são projetadas para fornecer uma energia altíssima, por um período de tempo muito curto (partida) iniciando sua recarga imediatamente após este período.

7 - O que é bateria estacionária?
São Baterias construídas para fornecimento de correntes constantes por longos períodos de descarga o que as tornam apropriadas para alimentação de sistemas No - Breaks, sistemas de alarmes e também de motores elétricos. São projetadas para trabalharem imóveis (Estacionária), que seria a pior situação para o eletrólito (solução ácida utilizada dentro das Baterias). As baterias automotivas, contam com o movimento dos automóveis para homogeneizar o eletrólito otimizando assim o processo de carga e descarga. No caso das estacionárias, elas nem precisam deste detalhe, ou sejam, são tecnicamente melhores quanto sua construção. De baixa ou nenhuma exalação de gases em seu processo de recarga, podem ser protegidas por válvulas contra explosão (VRLA. Por todas estas diferenças em relação às baterias automotivas tem vida útil elevada.

8 - Quantos Amperes a bateria tem que ter para o motor ter uma boa autonomia?
Depende do tipo de Bateria empregada e da potência do motor, que é diretamente proporcional ao seu consumo de corrente...
Exemplo: Um motor Elétrico cujo consumo máximo é de 50 Amperes
(+ ou – 50 Lbs) , usando uma Bateria Ciclo Profundo de 90 Ah, na velocidade máxima, sua autonomia será ao redor de 1,53 horas [ (90 x .85) / 50].

9 - A bateria dura quantas horas?
O cálculo aproximado é: Energia da Bateria (Ah) x .85 dividido pela corrente máxima de consumo do motor.

10 - Qualquer carregador de baterias serve para carregar a bateria do motor elétrico?
A vida útil de uma Bateria é diretamente proporcional aos ciclos de carga e descarga da mesma; por esta razão é que devemos sempre utilizar a Bateria apropriada para seu uso (ciclo de descarga correto) e um carregador de qualidade
(ciclo de carga correto) para que se evite principalmente a chamada Sobrecarga.
Costumamos dizer que o primeiro investimento deve ser feito no carregador de qualidade (no mínimo inteligente para evitar sobrecarga e preferencialmente bivolt
com proteção contra curto circuito e inversão de polaridade, o que se traduz em praticidade e segurança). Por tais motivos, devemos escolher muito bem nosso carregador.

11 - Qual carregador de baterias é o melhor? O que recarrega rápido ou lento? Por quê?
O melhor carregador é aquele que fornece no tempo certo a energia necessária para tornar a Bateria Plena de Carga., ou seja um carregador Inteligente, que deverá respeitar o ciclo de carga da Bateria.

12 - Existe alguma manutenção para fazer no motor elétrico?
O ideal é que a cada 6 meses (dependendo do uso do mesmo) se faça uma revisão. O ditado “melhor prevenir que remediar” se aplica muito bem aos cuidados com nosso Equipamento.
Manutenção preventiva pode evitar grandes transtornos. No dia a dia, devemos sempre lavar nosso motor com água doce após cada pescaria e após ter sido seco vale a pena aplicar uma camada fina de Silicone Spray, que ajudará a proteger não só a pintura como também as partes de metais expostos.
Não recomendamos de maneira alguma o uso de WDs.
Nunca se deve jogar água com pressão na cabeça do motor, pois esta água poderá descer pela haste e se alojar dentro da unidade de potência do motor (tbm chamada de torpedo) e causar sérios estragos. Na cabeça do motor apenas um pano umedecido deve ser passado. Devemos sempre manter limpas as garras ou terminais de conexão à Bateria, observando sempre se a junção com o fio está bem feita (de preferência deve estar soldado) e livre de oxidação.
Periodicamente (ou após enroscar em linhas ou grandes quantidades de vegetação) tirar o hélice observando se o eixo está livre de qualquer coisa que possa comprometer o rendimento do motor (linha, mato, plástico, etc).
Realizar esta operação com atenção para não perder o pino do hélice.

13 - O que significam as libras em um motor elétrico?
Quando os motores Elétricos foram lançados comercialmente, com a finalidade
de evitar-se comparativos depreciativos com Horse Power (HP), os fabricantes convencionaram a utilização da unidade Libras Thrust que é uma medida de força.
Não há uma relação direta entre Libras Thrust e HP, mas a partir da” Wattagem”
de um motor (Tensão de alimentação x Corrente de consumo) dividido por 746, encontramos um valor aproximado em HP.
Exemplo: Alimentação: 12 Volts Corrente de consumo 55 Amperes

55 x 12 = 0,88 HP
746

14 - Alguma dica para quem tem ou usa o motor elétrico?
Procure sempre um serviço autorizado para tirar qualquer dúvida sobre uso ou mesmo escolha do motor mais apropriado; verifique sempre se a marca do motor escolhido tem assistência técnica autorizada, informe-se sobre os detalhes de garantia; procure sempre usar os equipamentos adequados, pois sua briga deve ser com o peixe e não com o equipamento.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lubrificação de motores elétricos

Os cuidados que você deve ter para que o seu motor funcione perfeitamente na hora da pesca

Algumas dicas sobre motores elétricos: mantenha a base do motor bem lubrificada, usando um óleo fino tipo WD-40, para evitar estalos e ruídos comuns quando acionado ou em caso de mudança rápida de direção do motor. Regule o motor elétrico o mais baixo (fundo) possível para evitar que o mesmo cavite (puxe ar da superfície) em altas rotações ou saia fora d’água em situações de marola.


 Por : Marcos Malucelli Publicado em: 01/2011 Revista Pesca e Companhia