O truque destes nós é a multiplicação da força aplicada pelo princípio das roldanas móveis (coisa que aprendemos no Segundo Grau). Funciona como a talha usada em oficinas para levantar motores.
Cada volta pelo olhal e seio do cabo (em D aí acima) multiplica a força aplicada por dois (2,4,8,16...). Mas tem um detalhe: na talha existem roldanas para eliminar o atrito. Dependendo do tipo de cabo utilizado, as múltiplas voltas no nó geram tanto atrito contra o olhal e o seio que com mais de duas pode ser impraticável tracionar.
Uma grande aplicação do nó de caminhoneiro é para puxar algo muito pesado para a força disponível. Se houver um ponto de apoio, use este nó para multiplicar a força. Imagine retirar d'água carreta & barco em uma rampa quando o carro não consegue puxar (fica patinando). Um nó desses dividirá o peso da carga a tracionar por dois.
Cada volta pelo olhal e seio do cabo (em D aí acima) multiplica a força aplicada por dois (2,4,8,16...). Mas tem um detalhe: na talha existem roldanas para eliminar o atrito. Dependendo do tipo de cabo utilizado, as múltiplas voltas no nó geram tanto atrito contra o olhal e o seio que com mais de duas pode ser impraticável tracionar.
Uma grande aplicação do nó de caminhoneiro é para puxar algo muito pesado para a força disponível. Se houver um ponto de apoio, use este nó para multiplicar a força. Imagine retirar d'água carreta & barco em uma rampa quando o carro não consegue puxar (fica patinando). Um nó desses dividirá o peso da carga a tracionar por dois.
Bom Dia
ResponderExcluirGostei da Matéria sobre os NÓS. Autoriza a colocar em nosso site:
www.fabricadebarcos.com.br ?