Este talvez seja um dos nós mais usados em função da facilidade com que é feito e pelo seu bom resultado final. É recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante é que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Apare a ponta bem rente no final.
1 - Passe a linha pelo olho do anzol e faça uma laçada;
2 - Dê 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;
3 - Puxe a sobra e aperte até formar o corpo do nó;
4 - Dê o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.
Um nó de confecção simples para atar extremidades. Talvez seja o preferido da maioria dos pescadores para essa situação, porque realmente apresenta algumas vantagens. Uma delas é a particularidade de entrar em contato com a extremidade unida (anzol, snap, girador) com duas voltas da linha, isto é, a linha passa dobrada pelo aro onde é amarrada.
Além de apresentar resistência extra, devido à laçada de união que é dobrada, o palomar ainda tem as ótimas características de não enfraquecer a linha e de nunca se desfazer, se bem apertado, o que pode ocorrer com outros nós.
Um cuidado que deve se tomar é de não usar este nó para linhas muito grossas (acima de 0,60 mm), pois as laçadas não se ajustam adequadamente e o resultado final não é bom neste caso.
Este nó é usado para atar linha a um terminal, principalmente com linhas multifilamento.
Este nó é usado para atar linha a um terminal, principalmente com linhas multifilamento.
1 - Faça uma alça de 25 centímetros e passe a linha dupla por dentro do olho de qualquer objeto que se deseje prender;
2 - Logo após faça uma meia volta com a linha dupla. Se possível evite que as linhas se enrolem nesta etapa;
3 - Passe o objeto desejado por dentro da laçada da linha dupla, um pouco além da meia volta;
4 - Puxe a ponta da linha e a linha principal até que o nó fique bem apertado. Corte a ponta da linha uns dois milímetros depois do olho do objeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário