Fonte: Fórum Tucunazul
Postado por: Sgambatti
1 - Como escolher um motor elétrico na hora da compra?
Várias perguntas devem ser respondidas:
-Onde será usado o motor : água salgada ou doce?
-Motor marinizado ou não?
-Qual a embarcação e motor de Popa ?
Motores manuais de fixação “Transon” ( cavalete de fixação nas bordas da embarcação ou no espelho de popa), ou mesmo de fixação de “Suportes ow” ( aqueles que normalmente acompanham os motores de pedal a cabo mecânico). E por falar em motores a pedal, nesta família encontramos aqueles de pedal eletrônico com ou sem fio (wireless) e aqueles de pedal a cabo mecânico.
A potência do motor obviamente está diretamente relacionada ao tamanho da embarcação. Para não cometer um equívoco, procure um serviço autorizado pelo menos para se informar corretamente.... infelizmente há muita interpretação equivocada quanto à escolha mais apropriada em função dos detalhes acima expostos.
2 - Posso usar o motor elétrico em qualquer situação de pesca?
Sim... O Motor Elétrico ajuda em qualquer situação de pesca salvo a de
barranco, onde não teria a menor utilidade kkkkkkkkk
3 - Posso por o motor elétrico na água salgada?
Antigamente (20 anos atrás) só haviam os motores para água doce, porém
a partir da década de 90 , surgiram os modelos marinizados, que são os mais indicados para uso em água salgada, pois normalmente possuem pintura especial além de outros detalhes como fiação com cobre estanhado, conexões protegidas, placas seladas, etc...
4 - O motor elétrico substitui o remo?
Costumamos chamar o motor elétrico por “ Remo Eletrônico “, e acredito que NENHUM Bom remador supera um motor elétrico bem adequado à embarcação.
5 - Posso usar bateria automotiva para alimentar meu motor elétrico?
Sim. O problema é que a Bateria, por não ser apropriada para esta finalidade, terá sua vida útil bastante reduzida, além do fato de termos de usar uma Bateria maior
para garantirmos nosso dia de pescaria. Explicando melhor: para o mesmo motor elétrico, se utilizarmos duas Baterias de mesma Amperagem porém de aplicações distintas (automotiva e ciclo profundo), a segunda nos permitirá maior tempo de uso do motor.
6 - Qual o tipo de bateria ideal para motores elétricos?
As chamadas de Ciclo Profundo, cuja filosofia de construção leva em conta o fato de fornecer uma energia média por um tempo longo, diferente das automotivas, que são projetadas para fornecer uma energia altíssima, por um período de tempo muito curto (partida) iniciando sua recarga imediatamente após este período.
7 - O que é bateria estacionária?
São Baterias construídas para fornecimento de correntes constantes por longos períodos de descarga o que as tornam apropriadas para alimentação de sistemas No - Breaks, sistemas de alarmes e também de motores elétricos. São projetadas para trabalharem imóveis (Estacionária), que seria a pior situação para o eletrólito (solução ácida utilizada dentro das Baterias). As baterias automotivas, contam com o movimento dos automóveis para homogeneizar o eletrólito otimizando assim o processo de carga e descarga. No caso das estacionárias, elas nem precisam deste detalhe, ou sejam, são tecnicamente melhores quanto sua construção. De baixa ou nenhuma exalação de gases em seu processo de recarga, podem ser protegidas por válvulas contra explosão (VRLA. Por todas estas diferenças em relação às baterias automotivas tem vida útil elevada.
8 - Quantos Amperes a bateria tem que ter para o motor ter uma boa autonomia?
Depende do tipo de Bateria empregada e da potência do motor, que é diretamente proporcional ao seu consumo de corrente...
Exemplo: Um motor Elétrico cujo consumo máximo é de 50 Amperes
(+ ou – 50 Lbs) , usando uma Bateria Ciclo Profundo de 90 Ah, na velocidade máxima, sua autonomia será ao redor de 1,53 horas [ (90 x .85) / 50].
9 - A bateria dura quantas horas?
O cálculo aproximado é: Energia da Bateria (Ah) x .85 dividido pela corrente máxima de consumo do motor.
10 - Qualquer carregador de baterias serve para carregar a bateria do motor elétrico?
A vida útil de uma Bateria é diretamente proporcional aos ciclos de carga e descarga da mesma; por esta razão é que devemos sempre utilizar a Bateria apropriada para seu uso (ciclo de descarga correto) e um carregador de qualidade
(ciclo de carga correto) para que se evite principalmente a chamada Sobrecarga.
Costumamos dizer que o primeiro investimento deve ser feito no carregador de qualidade (no mínimo inteligente para evitar sobrecarga e preferencialmente bivolt
com proteção contra curto circuito e inversão de polaridade, o que se traduz em praticidade e segurança). Por tais motivos, devemos escolher muito bem nosso carregador.
11 - Qual carregador de baterias é o melhor? O que recarrega rápido ou lento? Por quê?
O melhor carregador é aquele que fornece no tempo certo a energia necessária para tornar a Bateria Plena de Carga., ou seja um carregador Inteligente, que deverá respeitar o ciclo de carga da Bateria.
12 - Existe alguma manutenção para fazer no motor elétrico?
O ideal é que a cada 6 meses (dependendo do uso do mesmo) se faça uma revisão. O ditado “melhor prevenir que remediar” se aplica muito bem aos cuidados com nosso Equipamento.
Manutenção preventiva pode evitar grandes transtornos. No dia a dia, devemos sempre lavar nosso motor com água doce após cada pescaria e após ter sido seco vale a pena aplicar uma camada fina de Silicone Spray, que ajudará a proteger não só a pintura como também as partes de metais expostos.
Não recomendamos de maneira alguma o uso de WDs.
Nunca se deve jogar água com pressão na cabeça do motor, pois esta água poderá descer pela haste e se alojar dentro da unidade de potência do motor (tbm chamada de torpedo) e causar sérios estragos. Na cabeça do motor apenas um pano umedecido deve ser passado. Devemos sempre manter limpas as garras ou terminais de conexão à Bateria, observando sempre se a junção com o fio está bem feita (de preferência deve estar soldado) e livre de oxidação.
Periodicamente (ou após enroscar em linhas ou grandes quantidades de vegetação) tirar o hélice observando se o eixo está livre de qualquer coisa que possa comprometer o rendimento do motor (linha, mato, plástico, etc).
Realizar esta operação com atenção para não perder o pino do hélice.
13 - O que significam as libras em um motor elétrico?
Quando os motores Elétricos foram lançados comercialmente, com a finalidade
de evitar-se comparativos depreciativos com Horse Power (HP), os fabricantes convencionaram a utilização da unidade Libras Thrust que é uma medida de força.
Não há uma relação direta entre Libras Thrust e HP, mas a partir da” Wattagem”
de um motor (Tensão de alimentação x Corrente de consumo) dividido por 746, encontramos um valor aproximado em HP.
Exemplo: Alimentação: 12 Volts Corrente de consumo 55 Amperes
55 x 12 = 0,88 HP
746
14 - Alguma dica para quem tem ou usa o motor elétrico?
Procure sempre um serviço autorizado para tirar qualquer dúvida sobre uso ou mesmo escolha do motor mais apropriado; verifique sempre se a marca do motor escolhido tem assistência técnica autorizada, informe-se sobre os detalhes de garantia; procure sempre usar os equipamentos adequados, pois sua briga deve ser com o peixe e não com o equipamento.
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