Contador de acesso
Lema: Nascemos para pescar mas somos obrigados a trabalhar!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tucunaré X Lua - achei este pensamento em um forum . Acho que é isso ai !!


Eu acho que é querer ser simplista em tentar entender o comportamento do peixe somente pela óptica do fator LUA.
Advinhar se a pescaria será boa ou ruim conforme a fase lunar é a busca por uma fórmula mágica que nos garanta o mínimo de sucesso.
Não acho que seja poraí.
Vejo que a quantidade de fatores que afetam o comportamento dos peixes são muito mais numerosos que para os mamíferos, e nem se compara aos humanos, pois nós podemos controlar artificialmente o ambiente em que vivemos.Se está com fome, basta ir à padaria; se está gordo basta correr, com frio, com calor, com tesão.......de cerveja.
Então os pobres peixes estão à mercê da natureza e de seus predadores.
Como bem colocado por alguns, o tucunaré é predador, ele não pode lutar contra seu instinto, mas esse comportamento se dá de forma circunstancial, os fatores ambientais devem corroborar a isso, senão ele fica quieto na dele.
Quais seriam esses fatores?
1 -  oferta de alimento.sem alimento vai comer oquê?
2 -  vontade de comer.
3 -  Se tiver comida e vontade, conseguir capturar; afinal não tem mais bobo nem no futebol.
4 - Quantidade a ser ingerida. Se a comida é somente para o crescimento ou para a reprodução.
5 -  Se vai se reproduzir, qual o tipo de alimento mais adequado para essa finalidade, ou seja formar gônadas.

Depois temos os fatores ambientais que afetam a vontade de comer.
O nível de oxigenio da água, a temperatura da água, o pH, transparencia,íons dissolvidos, a extratificação ou não da coluna de água, luminosidade (horas luz/dia), intensidade desta luz, pressão atmosférica,sazonalidade das chuvas, maturidade sexual, ação predadória, ação HUMANA ,etc......
UFA........Com toda essa enormidade de variáveis será qua a LUA, lá longe, é tão importante assim? Se fosse não estaríamos aqui discutindo.
Devemos lembrar que nós pescadores estamos durante algumas horas pescando. Como poder entender e definir se um fator é crucial ou não na pesca estando pouquíssimo tempo observando o comportamento dos peixes, e invariavelmente sempre no mesmo horário? Penso que é como analisar um jogo de futebol vendo somente 3 minutos de partida e tentar advinhar quem vai ganhar e de qto.
Contudo posso dizer que o pescador mais experiente e OBSERVADOR, sempre terá maiores chances de sucesso, embora isso nunca seja uma garantia.
Devemos pescar o máximo possível e pensar sempre em voltar para casa em segurança. Se pegar alguma coisa melhor ainda, caso contrário, vc terá acumulado algumas milhagens à sua experiencia, e é isso que o tornará um grande pescador meu caro colega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário