Contador de acesso
Lema: Nascemos para pescar mas somos obrigados a trabalhar!

domingo, 21 de agosto de 2011

Duelo Pesca & Companhia - Quem é melhor: Kevin VanDam ou Katsutaka Imae?


Colocamos frente a frente dois dos melhores pescadores de bass do mundo. Nosso staff opina sobre seus estilos e escolhe o melhor

Por: Rafael Peres KassapianFoto/Ilustração: DivulgaçãoPublicado em: 08/2011Revista Pesca e Companhia
Kevin VanDam
INTERNANOTA2102.gifNascimento: 14/10/1967 em Kalamazoo (EUA)
Quando o assunto é pesca de bass nos Estados Unidos, não tem pra ninguém, Kevin VanDam é referência para todos.  O mais jovem a ganhar um título de “pescador do ano” na BASS, aos 23 anos, ele acumula troféus e premiações. Já são mais de cinco milhões de dólares recebidos, o que faz dele o pescador que mais ganhou dinheiro na história.
Uma explicação para tanto sucesso pode estar na infância em Michigan, quando teve a oportunidade de pescar diversas espécies de peixes encontradas na região, como truta, salmão, lúcio, entre outros. "Você pode aprender muito por meio da pesca de espécies diferentes na grande variedade de lagos e rios que temos em Michigan", ele diz, para completar em seguida. "Mas o bass é o meu primeiro amor."
No seu site oficial, VanDam dá algumas dicas para os pescadores terem sucesso na pescaria, como manter uma alimentação saudável, beber bastante líquido, ter um sono regular e procurar fazer um reconhecimento profundo do ponto de pesca.
Títulos:
• 6 vezes Angler of the Year da BASS
• 4 vezes campeão do Bassmaster Classic
• 21 vezes classificado pro Bassmaster Classic qualificador
• 1º pescador a chegar a 2, 3, 4 e 5 milhões de dólares em ganhos na carreira
INTERNAJAPONESDOBASS.jpgKatsutaka Imae
Nascimento: 04/07/1964 em Osaka (Japão)
Se Kevin VanDam é a referência norte-americana para a pesca do bass, no Japão quem ocupa esse papel é Katsutaka Imae. Apesar de ser menos conhecido do público brasileiro do que VanDam, a fama de Imae não é por acaso. Ele acumula títulos e premiações importantes nos populares torneios da espécie na Terra do Sol Nascente.
Entre suas principais conquistas estão o bicampeonato do Japan Super Bass Classic, versão nipônica da Bassmaster, nos anos de 1996 e 1998, além de ter sido eleito por três vezes “Pescador do ano de bass”, em 1989, 1990 e 1992.
Mas não só os títulos fizeram a fama de Katsutaka Imae. Em 2004 ele fundou sua própria empresa de iscas artificiais, a Imakatsu. Logo a marca se tornou uma das preferidas dos japoneses e ganhou fama mundial, graças à eficácia de modelos como a soft articulada Javallon, desenvolvida por ele. Prova de sua popularidade entre os fãs japoneses é que a página da Imakatsu tem uma média de 15 mil acessos diários no país.
Títulos
• Duas vezes campeão do Japão Super Bass Classic
• Três vezes pescador de bass do ano no Japão
• Duas vezes campeão do Basser All Star Classic
• Vencedor do Torneio Campeão dos Campeões
Agora que você já conhece os dois principais nomes da pesca do bass no mundo, já pode escolher quem é o melhor. Fizemos essa pergunta aos especialistas da espécie do nosso staff. Confira as opiniões a seguir.
Alex Koike - Muro
Muito difícil fazer essa comparação entre dois estilos tão diferentes. Se a disputa se desse nos Estados Unidos, daria VanDam; no Japão Imae levaria fácil. Em campo neutro é muito difícil especular. Kevin VanDam leva vantagem no power fishing, já Katsutaka Imae, por ser da escola japonesa, tem mais familiaridade com as técnicas de finesse.
Pepe Mélega – Kevin VanDam
São estilos opostos, por isso a dificuldade de escolher um. Mas eu fico com Kevin VanDam, pois na disputa do último Classic ele mostrou uma flexibilidade maior para resolver situações e conseguir virar o jogo, saindo de uma situação complicada. Voto no VanDam por isso.
Fábio Zurlini – Kevin VanDam
Eu me identifico mais com o Kevin VanDam e seu estilo, o Power fishing. No duelo entre um e outro acredito que o VanDam tem mais poder de fogo para vencer o duelo, apesar de admirar bastante também o japonês. Fico com Kevin VanDam.
Braguinha – Katsutaka Imae
Com certeza os dois pescadores são muito bons, porém de escolas totalmente diferentes, e no meu modo de ver o Imae é mais completo. Explico, quem pesca finesse pesca em todas as situações e com certeza vai pescar mais pesando, sem ter problemas de adaptação. Porém, quem pesca só pesando tem sérias limitações quando precisa afinar o material para pescar mais leve ou no finesse. É evidente que vamos passar vários anos discutindo quem é o melhor pescador de bass e não vamos chegar a um acordo. A meu ver, ficamos conhecendo quem é o melhor pescador quando estamos pescando todos juntos e no mesmo País, em varias estações do ano, no mesmo torneio e na mesma represa. Só assim vamos ficar conhecendo o melhor pescador dessa espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário